sexta-feira, 6 de junho de 2008

5ª série Marcílio - Sambaquis

O HOMEM DO SAMBAQUI VIVEU EM TORRES!!!

Ao contrário do que muitos pensam, os índios não foram os primeiros habitantes do País: antes deles, um povo pré-histórico aqui viveu, um povo hoje simplesmente chamado de homens do sambaqui. Basicamente, um sambaqui é um depósito de refugos, "lata de lixo dos pré-históricos brasileiros", geralmente constituído de ossos, conchas e resíduos de toda espécie, e que pode ser encontrado em praticamente todo o nosso litoral. Exatamente por isso o ancestral do homem brasileiro é chamado de homem do sambaqui, pois ‚ nesses jazigos que antropólogos, arqueólogos se baseiam para descobrir as condições de vida dos primeiros habitantes deste país.

Aparentemente, esses sambaquis são apenas depósitos de conchas, mas existem dois tipos de depósitos: os que oferecem interesse pré-histórico, artificiais, obras do homem, e os naturais, sem interesse antropológico. Apenas os primeiros são chamados de sambaquis --- o que provavelmente quer dizer “monte de conchas”.

Normalmente, esses montes são formados por conchas de moluscos, marítimos ou terrestres, ostras e estão misturados principalmente com instrumentos de ossos e pedras, e esqueletos ou parte de esqueletos de homens e animais. Em termos físicos, já se definiu que o homem pré-histórico brasileiro era baixo, moreno-pardo, quase um indivíduo asiático. Não domesticava qualquer tipo de animal, nem mesmo o cão. Também não usava o arco e a flecha ou qualquer arma propulsora. Vivia principalmente da coleta e da pesca, raramente da caça.

Até hoje não foi encontrado nenhum vestígio de habitantes nos sambaquis Assim, esses monumentos não devem ter servido de moradia. Provavelmente, a povoação ficava ao lado, pouco distante. O homem do sambaqui devia habitar cabanas ou choças muito grosseiras, mas que o abrigassem da umidade e dos mosquitos. Com isso, pode-se dizer que o sambaqui era um centro social múltiplo, local de reuniões coletiva, grande cozinha e sala-de-estar do clã , monumento totêmico do pré-homem americano, cuja localização não se fazia ao acaso, mas conforme certas condições impostas até --- ou principalmente --- por fatores mágicos. As alegrias e as tristezas coletivas ali se comemoravam, os ritos mágicos ali se procediam, como nas cavernas européias ou, posteriormente, nos imensos templos e nas vastas tumbas do Egito e da Mesopotâmia.
O homem do sambaqui, primeiro habitante deste país, provavelmente foi esmagado por grupos de cultura superior à sua, grupos que aqui chegaram milênios depois, e que quase certamente são de origem siberiana, polinésia ou asiática. E, assim como esses grupos invasores deram origem a várias tribos ainda encontráveis, o homem do sambaqui também deu origem a grupos indígenas. Há inclusive um fato que pode comprovar esta tese: os botocudos, hoje extintos, formavam a única tribo que era hostilizada por todas as outras nações indígenas encontradas pelos portugueses, no século 16. Desapareceram há cerca de cinqüenta anos.
O homem do sambaqui, provavelmente chegou ao Brasil entre 6 e até mesmo 20 mil anos e desapareceu inteiramente um pouco antes da chegada dos portugueses. Provavelmente, os últimos descendentes do homem pré-histórico brasileiro foram duas tribos, os xetás e os botocudos. Dessa forma, o último contato que poderíamos ter com a nossa pré-história está perdido.


para saber mais, entre no site abaixo:
http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=mensagem&op=ver&idcom=127&id=4532%20-%2044k%20-



bjsssssssssssssssssssssss

Nenhum comentário: